8 MULHERES EXTRAORDINÁRIAS DA BÍBLIA E O QUE APRENDER COM ELAS-NOEMI
NOEMI- VENCENDO AS DIFICULDADES DA VIDA!
Gosto de meditar sobre as mulheres da Bíblia, muitas delas são uma influência para mim! Sim, algumas como exemplo do que não ser. Outras, porém, se pudesse chama-las para tomar um chá e ter uma longa conversa sobre suas experiências, obviamente que não posso ter este desejo. Contudo, agradeço a Deus e a homens que obedeceram sua voz,através da Bíblia tenho a oportunidade de conhecer essas mulheres e ser profundamente tocada por suas histórias de superação. Noemi é uma delas!
Durante um certo período na história de Israel, o povo era governado por juízes, quando um bom juiz administrava, o povo vivia em obediência, quando um mal juiz se levantava, o povo se voltava contra Deus, cada qual fazia o que bem parecia aos seus olhos. Em algum momento deste tempo, houve fome em Israel. Neste mesmo período a Bíblia destaca a história de uma família que vivia na cidade de Belém e esta história esta relatada no Livro de Rute.
HÁ MUITO TEMPO, quando Israel era dirigido pelos juízes, um homem chamado Elimeleque, que morava em Belém, em Judá, abandonou o pais por causa da fome, indo morar na terra de Moabe. Levou consigo a esposa, Noemi, e seus dois filhos, Malom e Quiliom.
Livro de Rute: Capitulo: 1 Versículos 2;3.
Bom,sem uma análise profunda, qualquer um de nós diria que Elimeleque estava fazendo o que julgava ser o certo. Havia fome e ele precisava tomar uma providencia, pega seus filhos, sua esposa Noemi e vai peregrinar em Moabe. Porém, a Bíblia é enfática em dizer que no período em que Elimeleque vivia, cada um fazia o que julgava ser o certo!
Elimeleque sai de seu país, de sua cidade Belém, que significa "Casa do Pão", porque havia fome. A fome era momentânea, era passageira, porém, ele não quis passar a provação, tomou suas próprias providencias o que julgava ser o certo e partiu. Não muito tempo depois, ouvi se dizer que Elimeleque morre, morre em Moabe, morre longe do seu lar e distante da vontade de Deus. Seus dois filhos se casam, vivem por mais um tempo em Moabe e também morrem. Agora Noemi a esposa e mãe esta sozinha, apenas lhe restou a companhia de suas noras. Abandonada, em uma terra distante do seu lar, viúva, cansada, agora Noemi (bondosa) se sente amarga, a vida lhe deu muitos golpes, a jogou no chão,ela precisa tomar uma decisão! Ouve dizer que Deus estava abençoando sua terra, Belém. Decide voltar! Toma uma atitude de fé e coragem e ainda que massacrada pela vida, sabe que ficar em Moabe não vai resolver sua situação. Suas noras choram, um marco envolvente de amor e dor, muitas lágrimas são derramadas, abraços e beijos as ligam em um laço de amor profundo, mas é hora de voltar. Uma das noras se agarra a Noemi e decidi ir com ela. Noemi insiste para que ela fique em sua terra, que tenha filhos, uma nova família, mas nada a convence, esta decidida!
Ao chegar em Belém,Noemi é lembrada pelo seus compatriotas, todos fazem menção da mulher bondosa, ainda que aos seus olhos ela já não se considerava tão boa e amável, se sentia amarga!
Ela chega em um tempo bom, depois do luto, da dor, da tristeza, da longa caminhada, algo parece mudar...Chega no tempo das colheitas da cevada, sua nora Rute vai colher nos campos de um homem rico, parente de Noemi. Logo Noemi entende o que Deus estava fazendo, e colabora com sua fé para obter a vitória! Rute sua nora se casa novamente, é resgatada,é abençoada com a promessa de fertilidade, tem um filho que traria novamente o sorriso a Noemi e conservaria o nome da geração de seu esposo!
Há muitos detalhes envolventes e emocionantes que não foram relatados neste breve texto. Mas a algo essencial na história de Noemi e isto gostaria que considerasse. Muitas vezes por razões mil, ou circunstâncias alheias a nossa vontade, somos levados a extremos. Talvez enquanto lê este estudo você esteja vivendo em um extremo. Entenda, Noemi viveu tudo o que uma mulher teme;perdeu seu esposo, seus filhos, estava fadada a miséria, não podia ser resgatada pois era muito idosa, não havia perspectivas, não havia razão para sonhar, voltar a acreditar. Mas ao ouvir, ainda que apenas "ouvir" que Deus estava visitando Israel, ela já muda o foco. Deus estava visitando sua casa, seu povo, seu verdadeiro lar. Toma uma decisão e volta de Moabe a Belém! Talvez você esteja em um momento de luto, de perdas e frustrações, sem perspectivas, sem direção. Mas "ouça" apenas ouça e já creia nesta palavra, Deus está visitando sua casa! Sim, ele esta visitando seu lar, sua família, sua vida! Deus vai lhe dar estratégias para tomar decisões que te farão vencer os desafios da vida. Não se sinta abandonada e esquecida por Deus,ainda que esteja pelos homens, pois apesar das duras provações o Senhor está contigo, sempre esteve contigo! Quando Noemi volta a Belém, boas colheitas,riquezas, alegria e fertilidade a esperava! O que podemos aprender com a história e ações de Noemi: Nenhuma provação por mais extrema que pareça, durará para sempre; precisamos tomar decisões por mais difíceis que elas sejam; entendemos que não existe idade para voltarmos a sorrir, se somos jovens ou idosas, ainda temos muitos milagres de Deus para viver,ainda existe muitas colheitas para saciar nossa fome;aprendemos que em meio as lutas Deus nos dá estratégias e conta conosco para trabalharmos em pró a um ideal, e o mais importante aprendemos que não existe tempo, época, contexto social, cultural, geográfico que impeça Deus de agir. Ele é o mesmo ontem, hoje e será eternamente, é sensível a sua dor, e não vai deixar você perecer.
Quero finalizar pedindo para que você leia o livro de Rute e seja impactado(a) por esta história de superação. Leia com calma e deixe o Espírito Santo falar contigo, te mostrar em cada detalhe como ele cuida dos seus, e jamais, jamais os abandonará!
Deus abençoe sua vida!
Comentários
Postar um comentário
Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, inunde sua alma!
Foi edificado(a) através deste devocional? Gostaria muito que compartilhasse seu testemunho. Obrigada Deus abençoe sua vida!